29 de fevereiro de 2012

O EXEMPLO DA FORMIGA


"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio." (Pv 6.6)

As formigas nos ensinam sobre planejamento e persistência. Isto ensinava o grande sábio Salomão, que as formigas tem uma capacidade de se antecipar, pois elas não esperam o inverno chegar, trabalham de sol a sol no verão para armazenarem alimento e depois no inverno, não morrerem de fome. Esse planejamento faz com que, nos períodos em que não é possível produzir, haja suprimento. E outra coisa, deixar para última hora é uma característica terrível na vida de muitas pessoas, inclusive pessoas que servem a Deus; e a Bíblia confronta isto (Mt 25.8-10). Os servos de Deus devem aprender a se planejar, trabalhar duro para se ter frutos em tempos difíceis.

A preguiça não faz parte da vida das formigas. E a Bíblia adverte em Pv 6.9-11: "Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado. Assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e tua necessidade, como um homem armado.” Temos que agir como as formigas, trabalhar o quanto antes para encher o nosso depósito que nos suprirá durante o período mal das nossas vidas (Mt 25) através da oração, jejum e da leitura da Palavra. Então não espere o pior acontecer na sua vida, pra você acordar. Foi uma das coisas que Jesus deixou de exemplo, quando foi para o Jardim do Getsêmani orar, se abastecer, pois seriam horas e mais horas de angústia e os discípulos não poderiam fazer nada (Mc 14.32-39). Então, até as formigas nos ensinam estas coisas!

Outra coisa que a formiga nos ensina, é a ser persistente e nunca desistir dos nossos ideais. As formigas podem carregar folhas com um peso superior ao das próprias formigas e as vezes chegam a tombar, mas elas se recuperam e voltam ao trabalho.

Quem sabe, querido leitor, você esteja passando por um problema onde você olha e diz: "Eu não posso, eu não vou conseguir!", seja no trabalho, na faculdade, na família, no casamento ou em alguma outra área da sua vida, mas não desista! Seja persistente e creia que você vai conseguir. Em Pv 24.10 diz: "Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena." Então irmão, Deus estará contigo para te dar vitória. Creia tão-somente!

Então amados, fiquemos com esta mensagem, vamos colocá-la em prática, só assim não correremos risco de sermos surpreendidos. Deus abençoe a todos!


A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário